Entre em sua conta



Crie sua conta


Dados Pessoais

Endereço

Dados da Conta


Cursos de Estética e Cosmética e Agronomia do Unifafibe estão entre os melhores do país

25 de setembro
000

Enade avaliou Estética com o 10º melhor desempenho em nível nacional, o 2º melhor estadual e o 1º em nossa região. Já Engenharia Agronômica está entre os 3 melhores de instituições privadas do Estado e empata em 1º lugar com a UNESP de Jaboticabal em nível regional

Que o Centro Universitário Unifafibe é referência em ensino superior, não é novidade para ninguém. Sempre muito bem avaliados tanto em estrutura física quanto em índices que medem a qualidade do ensino, depois da classificação estrelada no Guia do Estudante (tido como “bíblia” para os vestibulandos e que há anos se dedica a elencar as melhores instituições de ensino superior do país), agora é a vez do Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes), do Ministério da Educação, que avalia o rendimento dos alunos dos cursos de graduação, ingressantes e concluintes, em relação aos conteúdos programáticos dos cursos em que estão matriculados. Em sua avaliação, o Enade classificou o curso Estética e Cosmética como o 10º melhor em desempenho em nível nacional, o 2º melhor estadual e o 1º em nossa região. Já Engenharia Agronômica está entre os 3 melhores de instituições privadas do Estado e empata em 1º lugar com a UNESP de Jaboticabal em nível regional. Um excelente feito que coroa a qualidade do ensino oferecido pelo Unifafibe. 
A Coordenadora do curso de Estética, Prof.ª Me. Ana Helena Lopes, em entrevista ao O Jornal, destaca que o excelente resultado “é fruto do trabalho efetivo do corpo docente e da Coordenação do Curso de Estética e Cosmética somado ao apoio incondicional do Centro Universitário Unifafibe e do comprometimento dos alunos participantes. O Curso foi implantando no ano de 2013, e neste ano lançaremos ao mercado a III Turma de formandos com profissionais capacitados e qualificados para atuarem nas diversas áreas da estética, saúde e bem-estar. O curso se destaca por seu dinamismo, qualidade e compromisso com o ensino. A instituição proporciona ao aluno uma infraestrutura singular, com inovações tecnológicas que favorecem a atuação profissional de forma a atender, plenamente, as exigências do mercado da beleza. Os docentes são especialistas nas suas áreas de atuação e são constantemente capacitados para o processo ensino-aprendizagem, com metodologias didáticas atuais que segue a atual geração de alunos, como as metodologias ativas.
O Curso Estética e Cosmética do Unifafibe é uma graduação direcionada para o mercado da saúde e beleza e, para tanto, dispõe de uma magnífica Clínica-Escola, onde os alunos desenvolvem atividades práticas aproximando-o do ambiente profissional e aprimorando suas competências e habilidades. Além disso, os conteúdos curriculares oferecem um sólido alicerce de conhecimentos básicos que garantem a construção do específico, baseando-se em ética e ciência”, disse. 
Por estar desde o início na instituição e participando da elaboração do curso, Ana Helena se diz extremamente feliz e grata pelas conquistas. “Estou à frente da Coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética desde que ele era apenas um embrião. Assim, posso falar com toda a propriedade que trata-se de um curso de excelência e de referência nacional. Como evidência deste nível de qualidade, foi o convite feito pelo Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (INEP/MEC), para eu compor a Comissão Assessora de Área (CAA) do Curso de Estética e Cosmética. Este reconhecimento foi produto da minha atuação como gestora à frente deste curso. O resultado do Enade veio a contribuir e firmar a excelência do curso. Diante deste virtuoso cenário, estou imensamente feliz e grata pelas conquistas e reconhecimentos” finaliza.
O curso de Engenharia Agronômica conseguiu dividir o 1º lugar, em nível regional, com a tradicional Universidade Estadual de São Paulo (UNESP) - campus Jaboticabal. Segundo a coordenadora do curso, Prof.ª Me. Luciene de Andrade Bianchi Lopes, a nota obtida no Enade é fruto de uma junção de fatores e comprometimento de todos os envolvidos. “É um resultado que nos orgulha muito e deve-se a uma série de fatores, desde o comprometimento dos alunos em frequentar as aulas teóricas e práticas de uma forma pró-ativa, do trabalho sério e dedicado do corpo docente, além do apoio incondicional da Instituição em relação ao provimento da estrutura e infraestrutura necessárias”, destacou.
Ao todo, 253 instituições do curso de Engenharia Agronômica pelo país participaram desta avaliação. O Unifafibe obteve nota 4 no conceito do Enade,  figurando entre as melhores instituições do estado de São Paulo (entre os 3 melhores de instituições privadas de São Paulo).
Outros cursos do Centro Universitário Unifafibe também tiveram excelentes avaliações: Educação Física (Bacharel), Enfermagem e Fisioterapia conquistaram nota 3 na avaliação.
O desempenho no Enade é um dos componentes da avaliação das instituições de Ensino Superior. Esse conceito é medido através de notas que variam de 0 a 5. O exame é obrigatório para os alunos selecionados e condição indispensável para a emissão do histórico escolar. A primeira aplicação ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.
Para o Pró-Reitor Acadêmico Prof. Dr. Hélio José dos S. Souza, o bom resultado do Enade é por conta de diversos fatores: excelente infraestrutura fornecida pela Instituição, Projeto Pedagógico inovador, corpo docente qualificado e Coordenações de Curso empenhadas em fazer uma gestão eficiente e eficaz. “O ótimo desempenho dos alunos do Curso de Engenharia Agronômica e Estética e Cosmética, o primeiro ano em que ambos foram avaliados, é resultado de um conjunto de fatores: excelente infraestrutura fornecida pela instituição, projeto pedagógico inovador, corpo docente qualificado e coordenações de curso empenhadas em fazer uma gestão eficiente e eficaz. O que diferencia o Unifafibe das demais Instituições é que, no âmbito da infraestrutura, além das salas de aulas e laboratórios diferenciados, a instituição possui uma sala de metodologias ativas disponível para os professores desenvolverem atividades inovadoras de ensino, o que proporciona uma aprendizagem significativa. Em relação ao projeto pedagógico, ambos os cursos possuem uma carga horária considerável destinada às práticas integradoras, o que possibilita ao aluno um conhecimento interdisciplinar advindo de experiências em que ele coloca a mão na massa. Os professores, além da titulação, trazem exemplos vividos no mercado de trabalho. As coordenações estão sempre atentas nas resoluções de problemas, bem como em promover iniciativas para trazer o que há de melhor para seus respectivos cursos promovendo uma atualização constante, o que permite ao aluno estar sempre preparado para novos desafios. Este conjunto de fatores possibilitou a obtenção deste importante resultado.” 
O pró-reitor destaca também que desde 2015, o Unifafibe faz parte do Consórcio STHEM, um grupo formado atualmente por 45 instituições de ensino de todo país, que juntas buscam a inovação acadêmica sob a supervisão de uma equipe da Laspau, que é filiada a Universidade de Harvard. “Neste mesmo ano foi criado no Unifafibe o Núcleo de Assessoria e Inovação Pedagógica (NAIP), que tem por objetivo capacitar os docentes no que há de mais inovador no âmbito das metodologias de ensino e aprendizagem, além de fornecer condições para que novas práticas pedagógicas possam ser desenvolvidas para que o aluno tenha uma aprendizagem significativa. Trata-se de um investimento institucional para que o Unifafibe busque atingir a referência regional na oferta de um ensino de qualidade”, finaliza Souza.


Deixe um comentário