Entre em sua conta



Crie sua conta


Dados Pessoais

Endereço

Dados da Conta


Câncer de próstata em cães

27 de novembro
000

O mês de novembro está em sua reta final, e nele acontece a campanha “Novembro Azul” que chama a atenção sobre o câncer de próstata.
Os cães também podem desenvolver a temida doença, que em seu estado inicial é bastante silenciosa e lenta, o que dificulta e muito o diagnóstico.
Estima-se que atinja muitos animais maiores de 7 anos, mas a apuração não é precisa porque muitos tutores desconhecem a doença em animais cuja maior característica é o aparecimento e desenvolvimento de um tumor na glândula do sistema reprodutor.
Idas periódicas ao veterinário podem ajudar na identificação da doença, e assim como nos humanos, o exame de toque retal costuma ser a forma de identificação. Depois são feitos ultrassons para a confirmação ou não. 
No caso dos animais, a castração é o tratamento mais comuns. Em casos mais graves, os veterinários podem retirar a próstata.
Os principais sintomas da doença são o aumento do número de vezes que o cão faz xixi, presença de sangue ou pus na urina ou ainda o gotejamento de xixi. Dores abdominais, dificuldades em defecar também podem ser sinais do problema. Lembrando que os sintomas aparecem com o avanço da doença.
O melhor tratamento é a prevenção, que consiste na castração. Cães não castrados necessitam de cuidados e acompanhamento frequente. 
Não espere o problema acontecer, castre seu companheiro ainda filhote assim que um veterinário de confiança atestar a possibilidade.


Deixe um comentário