Entre em sua conta



Crie sua conta


Dados Pessoais

Endereço

Dados da Conta


Fundação Abílio Alves Marques inicia comemoração dos 30 anos

05 de maio
000

Em 2018, instituição investiu mais de R$1.6 mi em atendimentos gratuitos à população de Bebedouro

 

A Fundação Abílio Alves Marques deu início, na quarta-feira, (20), às comemorações do seu aniversário de 30 anos, em um café da manhã com a imprensa na Fazenda Santa Irene, uma das propriedades que pertencem à Fundação e é responsável pela geração de renda que financia suas atividades.

Instituída em junho de 1989 por iniciativa de Aracy Marques Araújo, a Fundação atua com diversas atividades focadas na prevenção, tratamento e assistência ao paciente de câncer.

Em 2018, a Fundação o realizou 86.871 atendimentos, entre consultas, tratamentos e encaminhamentos; realizou cerca de 3 mil exames e registrou 187 novos pacientes, oferecendo apoio médico e suporte psicológico, assistencial e social, garantindo alta agilidade e qualidade em cada um dos casos. Ainda doou 74.552 medicamentos e 5.971 suplementos nutricionais aos pacientes de câncer de baixa renda da cidade. Para que esses atendimentos se tornassem realidade, a Fundação investiu mais de R$1.6 milhão.

Em três décadas, a Fundação possibilitou mais de 1,1 milhão de atendimentos gratuitos, dentre exames, consultas, fornecimento de medicamentos e acompanhamento médico, com estrutura e equipe particulares, sem o apoio de convênios.

Origem dos recursos

Autossustentável economicamente, a Fundação é mantida por recursos oriundos da produção agropastoris das três fazendas doadas por Dona Aracy. Nelas, são cultivadas laranja, cana-de-açúcar, café, seringueira e gado de leite e corte, em sistema de diversificação de culturas. Toda a renda oriunda da comercialização da produção é revertida para os atendimentos, exames, doações e campanhas da Fundação.

Para o diretor agrícola, João Pedro Matta, a instituição realiza um trabalho único no país: “É muito importante que a população valorize a Fundação. Nestes moldes, só existiram duas instituições no Brasil e esta é a única que permanece firme e sustentável. Isso porque ela não depende de terceiros e gera sua própria receita através das produções da fazenda”.

O professor José Renato Garcia, que realiza um grandioso trabalho de conscientização em escolas, empresas, igrejas e na comunidade, atingindo quase 7 mil pessoas de Bebedouro e região, afirma que a instituição diferencia-se justamente por realizar a prevenção e o atendimento rápido e eficiente aos portadores da doença. “A Fundação é referência regional no rastreamento da doença através da sementinha que a dona Aracy plantou e nós damos continuidade”. A gerente administrativa da instituição, Teresinha Aparecida Macota Lyra Dias, completa: “A fundação existe para salvar vidas e nos empenhamos diariamente neste objetivo”.

 

Comunicação voluntária

Com o objetivo de auxiliar na divulgação da Fundação Abílio Alves Marques para a comunidade bebedourense, a agência de publicidade Com5 Comunicação abraçou sua causa e tornou os 30 anos da instituição pauta das atividades da 3ª Desconferência, evento realizado em comemoração ao seu aniversário de 13 anos.

Na terça-feira (19) a equipe da Com5 Comunicação selecionou alunos do ensino médio, técnico e superior para conhecerem a história da instituição e proporem ideias para um plano de comunicação, composto por diversas atividades de divulgação a fim de engajar a população de Bebedouro e região a apoiar a Fundação e todo o trabalho realizado.

Um dos ambulatórios da Fundação: Serviços de qualidade e acolhimento ao portadores de cânce

Sede da Fazenda Santa Irene, uma das fazendas que mantém a Fundação funcionand


Deixe um comentário