Entre em sua conta



Crie sua conta


Dados Pessoais

Endereço

Dados da Conta


Bebedouro recebe Esquadrilha da Fumaça no dia 12 de maio

05 de maio
000

Apresentação será em comemoração aos 30 anos do aeroclube 

 

Um espetáculo fantástico que há tempos os bebedourenses não assistem. A famosa Esquadrilha da Fumaça, que encanta a todas as idades com manobras aéreas de tirar o fôlego, se apresentará na cidade no dia 12 de maio em comemoração aos 30 anos do Aeroclube, completados em janeiro deste ano. Como maio é mês de aniversário de Bebedouro, a comemoração será em dose dupla.

Há tempos o aeroclube faz pedidos para a vinda da Esquadrilha. Agora, aproveitando as comemorações dos 30 anos, o Aeroclube contou também com uma mãozinha do deputado federal Samuel Moreira (PSDB) e também da Prefeitura, segundo presidente do Aeroclube, Ângelo Hermini. 

O Aeroclube é referência nacional na prática do voo a vela, colocando a cidade por cinco anos consecutivos em primeiro lugar no Brasil e em segundo lugar na América Latina, batendo a marca de 105.117,09 km voados em 884 decolagens. 

A Esquadrilha da Fumaça

Esquadrilha da Fumaça é o nome popular do ‘Esquadrão de Demonstração Aérea’ (EDA), formado por um grupo de pilotos e mecânicos da Força Aérea Brasileira, que fazem demonstrações de acrobacias aéreas pelo Brasil e pelo mundo.

As origens da Esquadrilha da Fumaça remontam ao início da década de 1940, quando foi criada a Escola de Aeronáutica na Base Aérea dos Afonsos, na cidade do Rio de Janeiro. A primeira demonstração aérea oficial do grupamento que formaria a Esquadrilha da Fumaça ocorreu em maio de 1952, para uma comitiva estrangeira que visitava a Escola. Formava-se ali o embrião da Esquadrilha, dentro da Escola de Aeronáutica.

Em 1969, a Escola de Aeronáutica foi renomeada para Escola de Aeronáutica da Academia da Força Aérea (AFA), permanecendo na Base Aérea dos Afonsos até 1971, quando foi transferida para a cidade de Pirassununga, no estado de São Paulo. Em 1982, depois de seis anos de inatividade, a Esquadrilha da Fumaça foi reativada como a nova denominação de Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA).

Sua missão, segundo a definição do EDA, é realizar demonstrações aéreas a fim de difundir, em âmbito nacional e internacional, a imagem institucional da Força Aérea Brasileira (FAB).


Deixe um comentário